Home > Áreas Diversas > Campanha de prevenção das lesõ ...
Campanha de prevenção das lesões músculo-esqueléticas relacionadas com o trabalho

A Campanha de Prevenção das Lesões Músculo – Esqueléticas Relacionadas com o Trabalho, é uma iniciativa conjunta da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) e da União Geral de Trabalhadores (UGT), com base num protocolo celebrado entre ambas as entidades, com o apoio da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT).

 

Esta Campanha abrangerá o conjunto de associações filiadas na CCP, bem como os sindicatos integrados na UGT, desde que manifestem interesse em aderir a esta acção, tendo como destinatários finais os empresários e trabalhadores das empresas do sector do Comércio e Serviços.

 

Objectivos do Projecto

  

 

·         Conhecer as causas deste tipo de perturbações, através de um conjunto de acções tendentes ao levantamento dos riscos responsáveis pelo aparecimento destas lesões;

 

·         Sensibilizar os empresários e trabalhadores para esta problemática, destacando os efeitos negativos no caso de não adoptarem medidas de carácter preventivo;

 

·         Divulgar medidas / boas práticas que apoiem os empresários e trabalhadores no acolhimento de posturas adequadas, que permitam minorar o aparecimento deste tipo de lesões.

 

 

Quer a CCP quer a UGT já desenvolveram campanhas sob este tema, pretendendo com este projecto o seu aprofundamento, com o propósito de melhorar o conhecimento dos riscos associados a este tipo lesões.

 

Prevemos a apresentação da candidatura durante o 1º semestre de 2011.