Home > Áreas Diversas > TRASDEM – Empowerment of socia ...
TRASDEM – Empowerment of social dialogue in trade sector as a contribution to the overarching EU employment and social policy changes”




O projecto TRASDEM – Empowerment of social dialogue in trade sector as a contribution to the overarching EU employment and social policy changes” é uma iniciativa de entidades representativas do sector do comércio.

 O objectivo deste projecto é promover o diálogo social no sector do comércio da Eslovénia, Itália, Espanha e Portugal de forma a combater o desemprego e as mudanças nas políticas sociais para alcançar os objectivos estabelecidos a nível europeu de forma a dinamizar o crescimento económico sustentável destes países

 As actividades vão ser organizadas a nível sectorial e transnacional, e contarão com a participação de empregadores e trabalhadores, instituições nacionais e sectoriais.

 Os assuntos que irão ser debatidos durante o projecto têm como objectivo obter avanços em matéria de diálogo social nos seguintes temas: Flexisegurança; modernização do mercado laboral; qualidade do trabalho; antecipação, preparação e gestão da mudança e reestruturação da mobilidade e migração, emprego jovem, envelhecimento activo, inclusão e emprego digno.

 O projecto irá também dar atenção à promoção da igualdade de género nas estruturas directivas das estruturas sindicais e organizações patronais entre comités sectoriais e ao nível inter-profissional.

 

Para aceder ao site principal do projecto, clique no link em baixo:
http://www.tzslo.si/projekti/trasdem

 Workshop de arranque do projecto Trasdem 

 Entre os dias 17 e 18 de Janeiro, realizou-se o workshop de arranque do projecto, em Ljubljana, na Eslovénia, tendo contado com a presença de representantes das instituições que participam no projecto. 

Durante este workshop, foram apresentados os parceiros do projecto, os objectivos do projecto, regras financeiras e cronogramas com as metas que se pretendem atingir durante a duração do projecto.

No segundo dia, foi feita uma apresentação do Eurocommerce, sobre os últimos desenvolvimentos e documentos ao nível da União Europeia sobre os tópicos do projecto. Foi também feita uma apresentação por parte da Confederação da Câmara de Comércio da Eslovénia (TZS) sobre os últimos desenvolvimentos na Eslovénia relativos ao Diálogo social e as estatísticas econ~´omicas da economia da Eslovénia, referentes ao sector do Comércio.  
 Para aceder aos documentos referentes a este workshop, clique aqui.

Visita de estudo a Copenhaga

A visita de estudo a Copenhaga, na Dinamarca, realizou-se entre os dias 4 e 6 de Março, inserida no projecto Trasdem, incluiu encontros com representantes da Câmara de Comércio Dinamarquesa e do Sindicato HK- Privat (Kommunal Union of Commercial and Clerical Employees).
A visita de estudo contou coma  representação dos parceiros do projecto (CCP, Confederação de  Comércio da Catalunha, Associação de Negócios Eslovena da Região de Trieste e da Câmara de Comércio da Eslovénia),  e de representantes dos sindicatos dos sectores do comércio de cada um dos países (Eslovénia, Espanha e Portugal).

O objectivo desta visita de estudo foi de conhecer o modelo d boas práticas da Dinamarca, nomeadamente no que concerne aos temas do diálogo social, legislação laboral com ênfase na flexi-segurança, qualidade do trabalho, gestão da mudança, reestruturação, mobilidade e migração e inclusão activa.
Esta visita de estudo foi também uma grande oportunidade para os parceiros do projecto trocarem informação, experiências e modelos práticos de cada país nos debates que decorreram durante os dias da visita de estudo.
Para aceder às apresentações, clique aqui.

Primeira Mesa Redonda Nacional do Projecto Trasdem

Foi realizada no dia 5 de Abril, nas instalações da CCP, a primeira mesa redonda do projecto Trasdem. Esta mesa redonda contou com a participação de representantes da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), Associação de Distribuidores e Importadores de Produtos Alimentares (ADIPA) e da União Geral de Trabalhadores (UGT). 
Para ter acesso aos resultados da mesa redonda e documentação, clique aqui

Segunda Mesa Redonda Nacional do Projecto Trasdem

Foi realizada no dia 21 de Maio, nas instalações da CCP, a segunda mesa redonda do projecto Trasdem. Esta mesa redonda contou com a participação de representantes da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), Associação de Distribuidores e Importadores de Produtos Alimentares (ADIPA),  Associação Nacional de Empresas de Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA) e da União Geral de Trabalhadores (UGT).
Para ter acesso aos resultados da mesa redonda e documentação, clique aqui

Workshop Internacional em Barcelona 

Foi realizado nos dias 3 e 4 de Junho o workshop internacional em Barcelona, com o objectivo de apresentar e debater as conclusões das duas mesas redondas realizadas em cada um dos países (Eslovénia, Espanha, Itália e Portugal) e as mudanças nas políticas sociais e de emprego, tendo como referência o modelo de boas práticas apresentado durante a realização da visita de estudo à Dinamarca em Março de 2013.  

Durante a realização do workshop, foram apresentados os últimos dados estatísticos do sector do comércio da Eslovénia e todos os participantes apresentaram relatórios sobre os dados estatísticos de cada um dos países e as recomendações surgidas da realização das mesas redondas entretanto realizadas, abordando os principais problemas e entraves legislativos.

Durante a reunião foi concluído que existem grandes diferenças na legislação e acordos colectivos de trabalho de cada um dos países. Os parceiros concluíram que a legislação laboral sofreu alterações desde o início do projecto em Dezembro de 2012, e irá sofrer mais alterações até à conclusão do projecto, em Novembro de 2013.

No segundo dia do workshop, foi feita uma visita ao Tribunal Laboral da Catalunha (TLC), em Barcelona, tendo sido feita uma apresentação do TLC por parte de representantes do Tribunal. O TLC é uma organização sem fins lucrativos fundado pelo Governo Autonómico da Catalunha (Generalitat de Catalunya), oferecendo um sistema de ajuda extra-judicial para resolver conflitos laborais.
Para aceder às apresentações, clique aqui.


Terceira Mesa Redonda Nacional do projecto Trasdem

Foi realizado no dia 2 de Julho, nas instalações da CCP, a segunda mesa redonda do projecto Trasdem. Esta mesa redonda contou com a participação de representantes da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), Associação de Distribuidores e Importadores de Produtos Alimentares (ADIPA),  Associação Nacional de Empresas de Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA) e da União Geral de Trabalhadores (UGT).
Para ter acesso aos resultados da mesa redonda e documentação, clique aqui