Qualificar e Criar Competências
para um Comércio e Serviços melhor
Dinamizar

O Projecto Dinamizar, incide sobre os factores imateriais de competitividade das empresas, tendo como ponto de partida o reconhecimento de que as principais debilidades de que enferma o tecido das micro e pequenas empresas do comércio e serviços estão relacionadas com a qualificação dos seus activos e com aspectos organizacionais das mesmas. 

O projecto destina-se a actuar, fundamentalmente, sobre os factores imateriais de competitividade, ao nível de: 

a)   Desempenho individual dos recursos humanos empregues (dos empresários e do conjunto de colaboradores das empresas);

b)   Organização interna da empresa e do seu desempenho colectivo;

c)   Definição do(s) conceito(s) que estruturam a imagem e os produtos que a empresa fornece;

d)   Comunicação externa da empresa junto dos seus possíveis clientes e do uso das TIC;

e)   Gestão financeira e da sua organização contabilística fomentando o uso das melhores práticas;

f)    Integração da empresa em redes cooperativas, sejam de natureza horizontal ou vertical;

g)    Organização logística e do espaço de venda, ao nível do merchandising, da decoração e da comunicação com o espaço exterior, entre outros;

h)  Relação com os fornecedores (de bens ou serviços) e do tratamento da informação relativa às vendas e aos clientes, com recurso às tecnologias digitais;

i)     Controlo de qualidade da empresa e da sua eventual adesão e um sistema de certificação de qualidade;

j)     Procedimentos essenciais para a empresa encetar um processo de internacionalização. 

São destinatárias do Projecto Dinamizar as empresas do sector do comércio e serviços, com número de trabalhadores igual ou inferior a 100. 

O Projecto prevê intervenções nas empresas ao nível da consultoria e da formação especializada para trabalhadores e empresários, mediante um diagnóstico e elaboração de planos de acção adaptados às necessidades das mesmas, numa das seguintes Áreas Temáticas:

·         Desempenho Organizacional e Recursos Humanos

Melhorar os níveis de qualificação e de desempenho organizacional das PME do comércio e serviços.

·         Qualidade

Preparação das PME do comércio e serviços para obtenção de um sistema de reconhecimento de qualidade, de acordo com especificação técnica do IPQ, a criar no âmbito do subsistema português da qualidade e ajustado às especificidades deste segmento de empresas.

·         Internacionalização

Preparação das PME do comércio e serviços para o desenvolvimento do processo de internacionalização.

Dinamizar e a sua História... 

O Projecto teve a sua edição piloto em 2005, com a participação de apenas 10 Entidades e o envolvimento de 200 empresas. Em 2008, teve início a segunda edição, da qual resultou uma execução de 47 projectos e a participação de 1141 empresas. Em 2011, com a assinatura do segundo contrato de Delegação de Competências do POPH na CCP, foram aprovados 89 projectos e intervencionadas 2115 empresas.